segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Adaptações inter-pessoais


Será que é o treinador que se deve adaptar á personalidade de cada jogador? Será os jogadores que têm que se adaptar ao treinador? Será mútuo? Ou será que mesmo mutuo deve tender para algum dos lados?


A adaptação\conhecimento do treinador de cada jogador é muito importante, percebe-se qual a melhor forma de o motivar, de relacionar, de dizer algo e não baixar a moral desse mesmo jogador, mas acho que não se deve actuar disciplinarmente de forma diferente consoante a personalidade ou variar o método de treino, porque essa habituação pode ao jogador criar uma acomodação futura, que com outros treinadores pode não ser possível.

Por outro lado acho super importante os jogadores se adaptarem á personalidade do treinador, aos seus métodos, á sua exigência, á sua dinâmica. Essa adaptação por um grupo leva a uma mais rápida aprendizagem, a uma maior organização e atitude de equipa.

Para o bom funcionamento do grupo deve haver uma adaptação mutua das personalidades, mas não em todas as situações, principalmente a nível disciplinar, as medidas têm que ser iguais para todos, porque uma variação de medidas consoante cada atleta levará sempre a pensamentos de injustiça, de abuso de confiança e de falta de respeito.

Fundamental também é a adaptação pessoal entre os atletas, cada um saber o que pode ou não dizer, pensar antes de dizer algo se vai ou não criar conflito as suas palavras, ter uma atitude “profissional” (Podemos não ganhar como profissionais, mas podemos ter a sua atitude).

Qualquer jogador pode ser muito bom de pés, mas se não tiver atitude de jogador, será complicado impor-se. Essa atitude vê-se em variadas coisas, desde chegar a horas aos treinos, respeitar as decisões do treinador, colocar o colectivo á frente do individual, trabalhar forte nos treinos, dormir as horas certas antes dos jogos, não beber álcool na véspera dos jogos, respeitar os colegas, entre outras coisas.

O bom relacionamento dentro de um grupo e a percepção de cada um de até onde pode ir com cada pessoa, é meio caminho andado para o sucesso colectivo.


João Lino

Acreditar No Rumo


Não deixo de acreditar no rumo que tracei, por mais complicado que esteja, não faz parte de mim perder a esperança, sonhar é um bom motivo para continuar motivado, e eu acredito, desde o primeiro segundo e continuarei até ao último.

Na inocência de seguir um sonho, um dia entrou na minha vida a palavra “Treinador”, surpreendendo os meus mais tímidos pensamentos, despertando os medos, a insegurança, mas também a clara convicção que este seria o primeiro passo, rumo a um futuro baseado em conhecimento, experiência, inovação e mutação constante do desfragmentar de todos os processos normais.
Mas desde logo percebi que seria um caminho difícil, sofrido, rodeado de invejas, influencias, jogos escondidos, em que o acreditar no que fazemos e na forma como o fazemos é fundamental para que não sejamos atropelados pela concorrência não só externa, mas fundamentalmente interna.

Um balneário faz-se de um conjunto complexo e interactivo de experiências, sentimentos, personalidades e muitas expectativas, por vezes difíceis de alimentar ou simplesmente motivar.
Um constante interligar de variáveis, rumo a uma perfeição momentânea, de futuro incerto e múltiplo de sensações distintas e perturbadoras. Desde o primeiro momento tentei olhar para a palavra “jogador”, como o somatório de várias partes, desde a física, a técnica, táctica, mas fundamentalmente a psicológica.

É nesta compreensão do jogador enquanto ser humano, as suas motivações, as suas alegrias, os seus objectivos, mas fundamentalmente as suas tristezas, as suas frustrações, os seus medos, que estabelecemos uma relação de proximidade fundamental para saber o perfil psicológico de cada jogador e saber a melhor forma de o motivar.


João Lino

sábado, 26 de janeiro de 2008

Sentir Futsal


Decidi criar este espaço, seguindo uma linha de constante evolução, de dia após dia chegar mais á frente, de dia após dia olhar mais á frente e de dia após dia pensar mais á frente.
Este será um espaço que tentarei que seja rico em pensamentos, emoções, evoluções tácticas, evoluções psicológicas, evoluções físicas, evoluções técnicas, seguindo um ideal de treinador que olha para o jogador como uma divisão em partes, em que uma não estar bem, significa o ser não estar.


A minha mão, uma tabela de desenhar, uma bola e um grupo motivado de jogadores como inspiração rumo ao sonho que luto diariamente.
Espero que visitem, gostem e voltem a visitar, pois este espaço está aberto á opinião critica de cada um, desde que fundamentada.


Fico á espera….