quinta-feira, 11 de março de 2010

Feedback Ordenativo Vs Feedback Funcional


Outro factor importante para uma aquisição mais rápida dos indicadores é feedback dos orientadores a sua frequência e qualidade, segundo Passos (2006), “A abordagem ao treino com base nos pressupostos da Psicologia Ecológica levanta-nos uma questão em relação à pertinência de utilização de dois pilares da intervenção pedagógica do treinador, a frequência do “feedback” e “feedback” motivacionais.” Sendo este um factor importante para “obrigar” o jogador a pensar, a perceber os “porquês” e com o passar do tempo a saber quais as melhores soluções a aplicar segundo o problema que encontra no jogo.


Feedback Ordenativo

O feedback ordenativo, ou seja, o orientador vai comunicando ao orientado o que deve fazer e quando o deve fazer, não integrando assim este na tomada de decisão. A tomada de decisão é então dependente do feedback do treinador e delimita-se apenas a um conjunto de dados adquiridos e pré-existentes, assumindo então o sistema cognitivo um papel fundamental e quase único na escolha do “que fazer” e “quando fazer”, ou seja, o desportista vai apenas realizar acções previamente realizadas e que se encontram “armazenadas na memória”. Fazendo com que os orientados não aprendam a ler os indicadores e consequentemente que saibam escolher quais os mais pertinentes, não ficando assim afinados para a modalidade, e reduzindo as possibilidades de acção apenas àquelas pré-existentes na memória.


Feedback Funcional

O “feedback” não deve ser constante, isto porque se o orientador estiver sucessivamente a dizer aquilo que o jogador tem que fazer, leva-o a não errar, e levar esse erro como um motor para a sua evolução como também leva a que o orientado não pense nas situações, seguindo apenas as ordens do primeiro, não ganhando assim maturidade suficiente nas situações, levando a que futuramente tenha maiores dificuldades em ajustar-se a situações novas durante o jogo, sendo assim necessário um feedback funcional e visando o objectivo final da tarefa.