quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Metodologia de treino de Guarda-Redes

Neste texto irei explicar a minha metodologia de treino, as suas componentes e fundamentações. Com este texto não estou a dizer que ela é melhor ou pior que outras, simplesmente é a que uso, fruto da minha experiência e conhecimento acumulado ao longo deste anos.
A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exacta de toda acção desenvolvida no método (caminho) do trabalho.
Existindo 3 treinos semanais, o primeiro treino normalmente é direccionado para força, o segundo para agilidade e velocidade e o ultimo para táctico, embora durante a época existam alturas de maior incidência em determinados aspectos.

Este plano plano é para um trabalho com 3 guarda-redes, sendo que com menos ou mais, terá que sofrer os devidos ajustes.

Parte Inicial : 

Aquecimento
O aquecimento na minha metodologia é uma rotina diária, transportada também para o jogo, tem como objectivos o aquecimento muscular e articular, amplitude muscular, coordenação, lateralidade, a melhoria do contacto entre guarda-redes e a bola, melhoria da qualidade de pés, deslocamento e treino proprioceptivo. Esta rotina demora 18 minutos generalidade dos treinos, sendo a bola uma constante.
  1.  Movimentos articulares com bola
  2. Trabalho de pés
  3. Deslocamento simples na baliza.
  4. Alongamentos estáticos e hidratação ( só em estações de temperatura quente, sendo que no inverno não, para não arrefecer os guarda-redes)
  5. Alongamentos dinâmicos ( em todas as estações)
 Parte fundamental:

Exercicios específicos gerais
Nesta fase do treino, são realizados exercícios específicos da técnica de baliza com todos os guarda-redes, rodando entre eles, sendo que todos os movimentos do exercícios serão realizados pelos guarda redes, entre eles os passes ou remates para os colegas.
Esta fase demora 17 minutos


Parte especifica individual:
Nesta fase, enquanto os outros 2 guarda redes integram o trabalho geral do plantel, o guarda redes restante trabalha especificamente os seus pontos mais francos, de forma a evoluir mais rapidamente.
Esta fase tem a duração de 10 minutos por guarda-redes

Parte final:
Os guarda redes executam primeiro trabalho de força com bola e no final alongam.
Esta fase dura 10 minutos.


Dados temporais:    Parte inicial                 18m
                                 Parte Fundamental      17m
                                 Parte individual           10m
                                 Parte final                   10m
                                           Total :            55m de treino especifico de guarda-redes

Nos proximos artigos irei mostrar cada fase do treino, exemplificando com exercícios práticos.



                                                        Treinador João Lino
                                         

domingo, 6 de novembro de 2011

Sugestão de leitura do mês de Novembro

 A minha sugestão de leitura para o mês de Novembro, é o livro "Defesa à Zona em Futsal" de Luís Filipe Jesus Mendonça. Adquiri este livro em Maio e não me arrependi, para além de explicar em que consiste a defesa à zona, em anexo segue entrevistas a falar da temática com os mais prestigiados treinadores nacionais, isto é, Alípio Matos (Belenenses), Jorge Braz (Selecção Portugal), Orlando Duarte (Sporting), Paulo Fernandes (Benfica) e Paulo Tavares (CSKA Moscovo).

Livro pode ser encomendado neste endereço:
http://www.omniservicos.pt/edicoes-visao/3206

Deixo-vos com o prefácio escrito por Orlando Duarte, de forma a abrir o apetite! Boa Leitura! :)

"No Futsal existe uma lacuna bibliográfica, no que respeita aos treinadores portugueses, difícil de explicar.
Falta de tempo? Falta de oportunidade? Falta de conhecimento? ...
Espero que o arrojo do Luís, ao enfrentar este desafio, praticamente pioneiro no nosso País, faça com que as conchas herméticas dos nossos treinadores se abram definitivamente para o diálogo, para a troca e partilha de informação e dos vários saberes, para a superação, sem receio de mostrarem as suas insuficiências, que são as nossas, que são de todos.
Este livro não é só um livro. Para além do grande contributo para a melhoria do nosso conhecimento, é um abrir de portas para podermos defender as nossas “teses”, o nosso “jogar”, junto de um público-alvo mais abrangente e tão ávido de conhecimento. É a possibilidade de nos darmos a conhecer uns aos outros. É a possibilidade de percorrermos o nosso caminho, sem sermos “encharcados” de publicações manhosas, de qualidade muito duvidosa, vindas de outros quadrantes. Para isso é necessário o apoio das nossas editoras e o nosso espírito de iniciativa. Saber também nós sabemos. Basta lermos este livro…
E, lendo este livro, estou convicto de que o conceito de “todos contra a bola”, dentro de uma organização defensiva zonal, criteriosa e pressionante, ficará arreigada no espírito de quem o ler e, no mínimo, deixará “água na boca” aos leitores mais atentos e interessados.
Para finalizar, este conceito não é o futuro. É presente, é passado e é um futuro melhor, para quem se interessa, sempre se interessou e irá continuar a interessar-se em ser cada vez melhor.
Grande contributo Luís.
Os meus parabéns, extensivos à Omniserviços, por acreditar nos treinadores portugueses.
Vamos fazer com que a palavra FUTSAL faça parte, definitivamente, dos dicionários de língua portuguesa."

Prefácio de Orlando Duarte

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Nova etapa dinâmica do blogue


A partir de hoje este blogue de futsal, com 3 anos e 10 meses de existência, entra numa nova etapa dinâmica da sua vida. Quero agradecer desde já a todos os que até hoje foram visitando este espaço, somando a contagem até ao momento 17 mil 272 pessoas, de variados países, onde destaco para alem de Portugal, 3 países que tem vindo a crescer nas visitas, são eles o Brasil, Angola e os Estados Unidos da América, que conferem uma visão internacional do espaço.

Eis a nova dinâmica do Blogue:

Estrutura:
  • Espaço da mudança de idioma, de forma a satisfazer os utilizadores de todo o mundo.
  • Espaço de votação a uma pergunta, de forma a irmos de encontro ao pretendido pelos utilizadores.
  • Espaço de vídeos de futsal originais, onde futuramente pretendo alem de momentos altos, começar a introduzir treinos. João Lino - TV.
  • Espaço de Publicidade, onde existiram promoções exclusivas a quem aceder a partir do blogue, vá estando atento e entrando nos sites publicitários.
  • Brevemente espaço com ligação ao Facebook.
  • Espaço com link de entrada nos espaços cibernético de outros treinadores nacionais e internacionais.
  • Espaço para saber de que países as pessoas acedem ao blogue
Noticias :
  • 2 entrevistas por mês a figuras do futsal nacional e internacional.
  • 1 vez por semana Treino especifico de Guarda-Redes sobre vários temas, entre os quais : Metodologia, Exercícios, Posicionamento Táctico, Trabalho Físico, Treino mental e treino proprioceptivo aplicado aos exercícios específicos de GR.
  • Noticias da vida de Treinador
  • 1 vez por mês Artigos científicos e livros recomendados
Espero que gostem da nova dinâmica e fico espera de mais sugestões!

João Lino       Futsal >3