quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Entrevista 3 a GR: Sandra Ferreira ( GARECUS )



O futsal feminino está em crescimento em Portugal, algo que valorizo bastante, por isso, neste blogue existirá sempre mensalmente uma entrevista a alguém, ligada ao futsal feminino.

Começo pela jovem guarda-redes Sandra Ferreira, de 22 anos, que joga actualmente na equipa do  G.A.R.E.C.U.S, situada em Santiais, equipa pertencente ao Distrito de Leiria. Começou a sua prática no futsal na Freixianda em 2008, sendo que está época já conquistou a Taça do Torneio de Abertura do Distrito de Leiria.  

JL - Como surgiu a sua paixão pelo futsal e especificamente pela baliza?
SF- Bem, a paixão pelo Desporto em si, surgiu desde muito cedo, sendo que as aulas de Educação Física na escola, vieram ajudar ainda mais. Na escola primária, na hora do chamado “recreio”, eu era a única rapariga que ia jogar à bola com os rapazes e muitas vezes na baliza.
Os anos foram passando, mas o gosto pela bola continuando, e por vezes nem que fosse uns meros toques em casa já era muito bom. Depois, passaram-se mais uns anos, até à escola secundária, onde fui a única rapariga numa turma de rapazes, e onde nas aulas de futsal em Educação Física mais uma vez ia à baliza.
No ano 2008, mais propriamente à 4 anos, ouvi que ia haver uma equipa feminina na Freixianda, o Grupo Desportivo Freixianda (G.D.F.), onde surgiu o meu primeiro ano de futsal federada e onde comecei como jogadora (fixa, e no segundo ano, poucos jogos na posição de ala). Foram dois anos um pouco fraquinhos em termos de resultados, mas apesar dessas derrotas aprendi muita coisa com um grande grupo, com pessoas diferentes mas unidas, e um grande exemplo disso foi a capitã. O amor pelo futsal foi aumentando, e como costumo dizer,  “o futsal é o meu mundo aparte e se me tiram, é como se me tivessem a tirar um pouco de vida”.
Passado dois anos, chegou ao fim o Grupo Desportivo Freixianda e muitas perguntas, alguma tristeza surgiu na minha cabeça, pensando, que era o fim do futsal.
Havia uma equipa denominada G.A.R.E.C.U.S, situada em Santiais, equipa pertencente ao Distrito de Leiria(um distrito que gostava de ver como o futsal era trabalhado). Certo dia, fui mais duas amigas a uns treinos, acabamos por ir fazer um torneio de Verão no Louriçal. Até que, a g.r queria sair do futsal, e o treinador falou comigo se eu eventualmente não queria ser g.r, eu depois de muito pensar e de muita hesitação, porque não gostava muito de ir à baliza, só ia mais em torneios de Verão, mas acabei por aceitar, experimentar e inclusive fiquei a jogar na equipa. Mas até hoje, foi uma grande opção que tomei, apesar de por vezes não ser nada fácil ser-se guarda redes, mas é a melhor posição. Aprendi a gostar, a lidar com a pressão, a entender a alegria de fazer uma defesa, o cumprimentar, o festejar os golos com os postes/barra, tudo isto tem os seus significados que só quem é guarda redes entende, e que para muitos é de loucos.


JL- Para si qual o ponto fundamental a trabalhar, no treino específico de GR, para uma melhor evolução? Porque?
SF- O ponto fundamental principalmente, é o querer do próprio guarda redes, de trabalhar bem durante a semana, chegar aos dias dos jogos com descontracção e mantendo a calma.
Motivação também é um ponto bem forte e necessário, pois é preciso “levantar-nos” quando surge uma “queda”, momentos menos bons, pois eles também fazem parte. E isso serve também para um jogador, mas acima de tudo para um guarda redes, pois ele/ela é o espelho da equipa. É bom ter um treinador que trabalhe bem com eles/elas, mas ele não irá fazer milagres, grande parte do trabalho vem da vontade do próprio guarda redes. 

JL- Acha fundamental os GR estarem integrados sempre nas aprendizagens tácticas? Porque?
SF
- Acho extremamente importante o guarda redes saber as tácticas da equipa, pois é fundamental estar a par e enquadrado com os esquemas técnicos e tácticos da equipa, pois o futsal joga-se em grupo e não individualmente. Acima de tudo, o guarda redes é o que está de frente para o jogo, e para o sucesso grande parte começa na baliza.


JL - Sabendo que em Portugal o treino especifico de GR é uma realidade ainda inexistente em muitos clubes amadores, que sugestões dá aos clubes sobre o treino especifico de GR?
SF
- Na minha opinião e pessoalmente, no meu primeiro ano, e talvez devendo-se a ser a única guarda redes e a ser o meu primeiro ano como guarda redes, por mais que soubesse o básico para ir à baliza, tive o treinador que trabalhou comigo, onde nesse ano evolui consideravelmente. Actualmente, com mais duas guarda redes, o trabalho específico mantêm-se.
Mas acho que muitos clubes amadores não terem treino específico, deve-se a muitos treinadores em alguns casos não terem ninguém, tendo de ser eles a darem o treino aos guarda redes e jogadores, e muitas das vezes os guarda redes acabam por treinarem sozinhos. Por vezes, dá-se mais importância ao trabalho com os jogadores e consideram a posição de guarda redes como algo secundário, que não precisa tanto de ser trabalhada.

JL- Que sugestões dá aos jovens GR que iniciam o futsal actualmente?
SF
- A sugestão principal é que se realmente gostam de Desporto, mais concretamente de Futsal que lutem, embora o apoio por vezes seja escasso, mas a nossa força interior vale mais do que qualquer obstáculo que se atrevesse no nosso caminho. É muito difícil fazer disto uma vida é certo, mas se fizer por amor, por prazer, estarão automaticamente a criar um vosso outro mundo aparte. Quanto à posição de guarda redes, todos poderão ser guarda redes, mas não são todos os que conseguem perceber o fascínio de o ser, é preciso coragem acima de tudo, ser forte para aguentar alguma pressão que por vezes exista, nos momentos menos bons erguer sempre a cabeça, acreditar sempre que nós próprios valemos mais do que muitos o julgam. Encarar cada jogo com descontracção e concentração, e as “coisas” irão surgir naturalmente.

JL- Na sua carreira, quais sãos os seus objectivos imediatos e a longo prazo?
SF - Primeiramente, os meus objectivos imediatos, é ajudar a equipa que represento actualmente a chegar ao final do campeonato em primeiro lugar, sendo portanto campeã. Um pouco mais difícil mas não impossível ser campeã na Taça do Distrito. E se possível um dia, a Taça Nacional.
A longo prazo, e mantendo os pés bem assentes na terra como se costuma dizer, os meus maiores sonhos, jogar na Selecção Nacional, e no clube do meu coração, o Benfica. Ser a melhor guarda redes, e para isso é que quero e trabalharei sempre mais até ao auge das minhas forças.

JL- Agradeço a disponibilidade para a entrevista, desejando os maiores sucessos rumo aos teus sonhos.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Guarda-redes de Futsal

             


Nos ultimo 4 anos, trabalho no treino especifico de Guarda-redes, embora o meu futuro passe por treinador principal, é com enorme orgulho que desempenho esta função. Ainda sou um treinador bastante jovem, sendo que todas as areas que puder evoluir, será sempre importante para crescer na área e ter as ferramentas necessárias para entende-la de forma mais global.
Mas mais do que isto, trabalhar com esta posição especifica, fez-me apaixonar por ela.

Treino após treino os guarda-redes, são submetidos a um desgaste grande, a nível muscular e articular, devido aos movimentos específicos, de grande amplitude e intensidade a que são submetidos para evoluir. No dia seguinte, mesmo com o corpo todo dorido, lá estão eles para continuar o trabalho e a sua evolução no seu posto especifico.

A nível táctico, o guarda-redes terá que ser visto como uma peça fundamental no funcionamento dos momentos ofensivos e defensivos, isto é, ofensivamente o guarda-redes é mais uma linha de passe, normalmente segura, com a qual pode-se girar o jogo de flanco e desiquilibrar, apostar numa bola em profundidade, manter simplesmente a posse de bola ou atacar com 5 homens no meio campo ofensivo; a nível defensivo, o guarda-redes, pela sua posição espacial no campo, consegue ver toda a movimentação ofensiva do adversário e pode ajudar a ajustar toda a sua defensiva, sendo que esta leitura de jogo é fundamental, porque poderá antecipar o local onde o erro defensivo pode acontecer, aumentando e muito o sucesso da sua intervenção.

A nível psicológico o desgaste também é grande, um guarda-redes têm que estar sempre concentrado e têm que funcionar como um trampolim psicológico para a sua equipa, através da sua confiança, serenidade e capacidade de sacrifício. Embora, em muitos casos seja compreensível, e nunca esquecendo que os guarda-redes são seres humanos e não maquinas, os guarda-redes quando erram ou sofrem um golo, não podem ir abaixo,  isto é, ir abaixo é mostrar a ele mesmo fragilidade, diminuindo a sua confiança e a sua eficácia, é mostrar aos colegas de equipa, que esta abatido, tornando-os menos confiantes e tranquilos, e por fim, é indicar aos adversários a oportunidade de carregar no ataque e nos remates, aumentando a probabilidade de sofrer golos. Mesmo sofrendo o golo, o guarda-redes deverá ser o primeiro a pegar na bola e a atira-la para o meio campo, mostrando confiança na capacidade da equipa em mudar o rumo dos acontecimentos, levando a um contagio psicológico por parte dos colegas.

É importante olhar para os guarda-redes como um conjunto de factores importantes, para um bom desempenho, sendo que basta um deles não estar bem, para que, o guarda-redes não esteja tão confiante, atrasando-o na sua tomada de decisão e levando-o ao erro.

Por tudo isto, para mim, os guarda-redes são verdadeiros heróis dentro de uma equipa, sendo fundamentais para o sucesso da mesma.

Desde já quero agradecer estes vídeos da Selecção Nacional de Futsal, porque são uma optima forma de propaganda para o futsal.

                                                                                                                      João Lino

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Exercicios de Treino GR : 1- Deslocamento


Nesta primeira publicação de alguns exercícios de treino especifico de GR, irei publicar alguns exercícios que utilizo para trabalhar o deslocamento entre postes.

O DESLOCAMENTO pode-se definir como uma acção que partindo da posição básica, o guarda-redes desloca-se lateralmente sem cruzar os pés e sem encostar um pé no outro. Numa situação próxima de defesa, o deslocamento deve ser feito na ponta dos pés, facilitando o desequilíbrio do corpo para uma acção de defesa. A impulsão para o deslocamento é feita com a perna contrária ao deslocamento e em relação à baliza, deve descrever um trajecto de semicírculo entre um poste e outro. O deslocamento pode ser realizado de forma simples, lateral ou em saltitos na posição básica, depende da situação em que a acção se desenvolve.

Exercicio 1 : 
  •  Por exemplo quando se tem 4 GR, 2 podem deslocar-se em semi-circulo, sendo que um roda pela frente e o outro por trás, invertendo o sentido passados x segundos, realizando deslocamento segundo as regras de um bom deslocamento, com os braços em posição alta, sendo que aquando da passagem pelos postes, os outros 2 GR lhes fazem um passe com as mãos, em que os GR seguram e devolvem, continuando o deslocamento. Ao passar pelo zona centrar o Treinador faz um passe com o pé, em que o GR faz recepção e passe, alternando o pé de trabalho. 
Sugestão: 
Os GR que estão ao lado dos postes, podem efectuar os passes com as mãos, apoiados apenas num pé e com o joelho um pouco dobrado, realizando assim treino de fortalecimento em desequilibro (Treino Proprioceptivo)

Exercício 2 : 
  •   Com 4 GR, 2 podem deslocar-se em semi-circulo, sendo que um roda pela frente e o outro por trás, invertendo o sentido passados x segundos, realizando deslocamento segundo as regras de um bom deslocamento, com os braços em posição alta, sendo que a quando da passagem pelos postes,  avançam para a zona entre os cones, recebendo dos colegas um passe, ao qual, depois de fazer uma recepção, devolvem a bola, trabalhando no lado esquerdo passe e recepção de pé esquerdo e no lado direito o contrario. Ao passar pelo zona centrar o Treinador efectua um remate com o pé, em que o GR realiza defesa baixa, alternando o joelho que desce.
Exercício 3 : 
  •   Com 3 GR,  um executa deslocamento rápido poste a poste, tendo que tocar nas bolas que estão a ser seguradas pelos colegas junto aos postes, sendo que os colegas colocam a bola em varias zonas do poste (Cima, meio ou baixo) , sendo que o toque na bola poderá ser com as duas mãos ou com uma, tendo em conta o objectivo.
Sugestão:
Os GR que estão ao lado dos postes, a segurar a bola mais acima ou mais abaixo, poderão estar apoiados apenas num pé e com o joelho um pouco dobrado, realizando assim treino de fortalecimento em desequilibro (Treino Proprioceptivo)

Exercício 4 : 
  •   Com 3 GR,  um executa deslocamento rápido poste a poste, tendo que tocar nas bolas que estão a ser seguradas pelos colegas junto aos postes, sendo que os colegas colocam a bola em varias zonas do poste (Cima, meio ou baixo) , sendo que o toque na bola poderá ser com as duas mãos ou com uma, tendo em conta o objectivo. Após um numero pré estabelecido de toques, tendo em conta a intensidade que queremos aplicar, o GR avança até à zona dos cones, onde o treinador ou outro GR executa um remate, em que o GR tem que realizar defesa baixa, ou defesa em deslize, ou defesa média por exemplo.
Sugestão:
Os GR que estão ao lado dos postes, a segurar a bola mais acima ou mais abaixo, poderão estar apoiados apenas num pé e com o joelho um pouco dobrado, realizando assim treino de fortalecimento em desequilibro (Treino Proprioceptivo)

Exercício 5 : 
  •   Com 3 GR,  um executa deslocamento rápido poste a poste, tendo que tocar nas bolas que estão a ser seguradas pelos colegas junto aos postes, sendo que os colegas colocam a bola em varias zonas do poste (Cima, meio ou baixo) , sendo que o toque na bola poderá ser com as duas mãos ou com uma, tendo em conta o objectivo. Após um numero pré estabelecido de toques, tendo em conta a intensidade que queremos aplicar, o GR avança até à zona  onde esta o outro GR ou o Treinador, sendo que aí terá que segurar a bola em suspensão, tendo em conta sempre os limites da área e o colega que lhe irá dificultar a acção.
Sugestão:
Os GR que estão ao lado dos postes, a segurar a bola mais acima ou mais abaixo, poderão estar apoiados apenas num pé e com o joelho um pouco dobrado, realizando assim treino de fortalecimento em desequilibro (Treino Proprioceptivo)

Exercício 6 : 
  •   Com 3 GR,  um executa deslocamento rápido poste a poste, tendo que tocar nos balões (ou coletes) que estão  presos na trave da baliza, cada um com uma cor diferente. Fora da área estão os outros GR, com bolas, em zonas diferentes, sendo que cada um tem um numero especifico. O Treinador indica por exemplo " Vermelho -3 !! ", o GR terá que tocar primeiro no balão vermelho, depois no amarelo e depois defender uma bola que virá do GR 3.  


IMPORTANTE :

É importante referir que todos estes exercícios por si só não resolvem nada, todos os exercícios terão sempre que ser ajustados aquilo que pretendemos trabalhar, tendo em conta o contexto que cada um tem.
Por isso não indico definições importantes como por exemplo o numero de repetições ou a intensidade de cada exercício.
Todos estes exercícios podem servir como ponto de partida para outros, ajustando sempre o numero de intervenientes, tendo em conta o nosso contexto, mas a utilização de bancos, elásticos e  mais balões por exemplo, pode ser um excelente melhoramento deles.
Estes exercícios também tentam sempre trabalhar vários tipos de defesa, sendo que a rentabilização do tempo e a variância de movimentos, aproximando o contexto de jogo ao treino, são sempre  factores a ter em conta.

Bons Treinos!!

João Lino

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Entrevista 2 a GR : Nuno Malhoa


A minha segunda entrevista a Guarda-Redes de futsal no meu Blog pessoal, será ao  GR português Nuno Malhoa, que actualmente representa o Juventude Ouriense, que milita na 1ª Divisão Distrital de Santarém. O jovem GR de 25 anos, conta no seu currículo com 4  presenças pela selecção sub 19 de Santarém, sendo considerado  um dos melhores GR do distrito de Santarém, participando já em alguns dos jogos All-Stars, realizados no final da época.  
 
JL - Como surgiu a sua paixão pelo futsal e especificamente pela baliza?
NM - Surgiu de uma forma estranha, como não tinha muito jeito para jogar a frente e o bichinho do futebol era grande, então andei mais uns colegas a treinar no ringue do Clube Desportivo Vilarense, só para conseguir ser seleccionado nos treinos de captação. Felizmente assim começou a minha paixão pela baliza. Ganhei com muito trabalho e dedicação um gosto especial, festejando cada defesa como fosse um golo da minha equipa. Depois de 7 anos de futebol 11, tive um convite para fazer parte duma ideia nova, “criar” um clube de futsal, Juventude Ouriense. Aceitei e bendita a hora o fiz. E jogo futsal a 8, 9 anos e a paixão por o futsal é cada vez maior, ajudando-me a trabalhar e melhorar.

JL- Para si qual o ponto fundamental a trabalhar, no treino específico de GR, para uma melhor evolução? Porque?
NM- O ponto fundamental é preparar o guarda-redes como se fosse uma “máquina”, deixando os receios e medos, fora do jogo, com isto quero dizer que é importante trabalhar o psicológico como a vertente táctica e técnica. Porque a posição de guarda-redes é daquelas que um mínimo de fraqueza ou desconcentração é a “ morte do artista”. E o estado psicológico pode ser uma das principais qualidades dos guarda-redes, um exemplo disso é o nosso João Benedito, parece uma “rocha”, tal é o estado de frieza que ele apresenta em jogo, ajudando a escolher sempre as melhores opções. Passando uma confiança muito importante para a equipa. Infelizmente ainda se olha para o treino específico de guarda-redes como uma coisa secundaria.

JL- Acha fundamental os GR estarem integrados sempre nas aprendizagens tácticas? Porque?
NM- Acho que é muito importante, pois, o guarda-redes primeiro que tudo é um jogador de campo, só que tem uma função um pouco diferente do resto dos jogadores. Logo isso exige que saiba ler o jogo, as movimentações da equipa e qualquer nuance táctica executada pela sua equipa ou pela equipa contrária. Estas aprendizagens são tão importantes, porque ajudam ao guarda-redes a poder evitar erros cometidos pela equipa, como por exemplo, jogar mais adiantado numa situação de pressão. Infelizmente nem sempre os guarda-redes são integrados nas partes dos treinos que trabalham a vertente táctica.

JL- Sabendo que em Portugal o treino especifico de GR é uma realidade ainda inexistente em muitos clubes amadores, que sugestões dá aos clubes sobre o treino especifico de GR?


 NM- As sugestões que posso dar é que comecem a olhar mais para o treino específico de guarda-redes como uma coisa super importante. Infelizmente nem sempre é assim, sei bem o que é querer ter treino especifico e não ter. Sendo obrigado a trabalhar quase sozinho, reflectindo no que estava correcto e no que estava errado na minha forma de trabalhar e defender. Por isso apostem, já não digo muito, mas mais um pouco no treino específico desta posição muito importante em jogo.

JL- Que sugestões dá aos jovens GR que iniciam o futsal actualmente?
NM- Muito trabalho, dedicação, não desistam dos sonhos que têm e muita humildade, só assim conseguiram atingir os objectivos que ambicionam.

JL- Na sua carreira, quais sãos os seus objectivos imediatos e a longo prazo? 
NM- Primeiro que tudo, que o clube que represento, Juventude Ouriense consiga atingir a fase de apuramento de campeão. Depois a longo prazo é poder jogar ao mais alto nível, em divisões superiores. E quem sabe se um dia conseguirei isso…o sonho comanda a vida e vivo com esse lema a muitos anos e é como tudo, uma vez perdemos outra ganhamos. E claro sempre dedicando as minhas vitórias a um senhor, o meu pai, que infelizmente já não esta presente fisicamente, mas sei que olha por mim.
Para terminar queria agradecer ao meu amigo João Lino, o prazer de responder a esta entrevista, boa sorte na tua carreira e vida pessoal. Abraço

JL- Da minha parte resta retribuir os agradecimentos, esperando que continues fim semana, após fim semana, a mostrar a tua qualidade pelos pavilhões. Abraço  


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Apoio à mulher no desporto!


É com enorme prazer que me associo a esta causa, defender a igualdade do desporto para todos, deve ser um objectivo centrar para quem trabalha nesta área.  Trabalhei 3 anos com uma equipa de futsal feminino, experiência que considero absolutamente fantástica na minha vida!
Defender a mulher no desporto é uma obrigação ao qual só posso dizer : PRESENTE!
Vista você também esta camisola, eu já a visto!

 Eis o site oficial e o que defende:

"Queremos um desporto justo e sem discriminações, onde recursos e oportunidades sejam distribuídos de forma equitativa entre raparigas e rapazes, mulheres e homens.

Apesar dos excelentes resultados desportivos e de alguma visibilidade das atletas portuguesas, o facto é que os mais recentes dados oficiais fazem de Portugal o país da União Europeia com a taxa de participação feminina mais baixa e onde subsiste uma maior desigualdade entre homens e mulheres na prática desportiva.

A Associação Portuguesa Mulheres e Desporto luta pela mudança desta realidade que penaliza as raparigas e mulheres no desporto.

A discriminação sexista é um tratamento desigual e desfavorável em função do sexo e atinge particularmente as raparigas e as mulheres no desporto.

Sempre que as práticas, atitudes ou comportamentos afectam directamente as mulheres diz-se que são discriminações directas. São discriminações indirectas as práticas, atitudes ou comportamentos que, sendo aparentemente neutros, produzem resultados desiguais em homens e mulheres, ou prejudiquem de modo desproporcionado as mulheres.

Existe discriminação:
- Sempre que as raparigas e mulheres, praticantes ou atletas, recebam prémios inferiores, ou de menor valor, aos atribuídos a rapazes ou homens;
- Sempre que as equipas femininas não têm acesso às instalações
desportivas
, ou por regra, treinem em horários mais tardios que as equipas masculinas;
- Sempre que o trabalho das treinadoras/es é desvalorizado pela simples razão de enquadrarem atletas ou equipas femininas, e em consequência, recebam uma remuneração inferior por um trabalho igual ou de valor igual;
- Sempre que as mulheres árbitras ou juízas são impedidas de progredir nas suas carreiras, apenas por serem mulheres;
- Sempre que um clube extinga apenas com uma secção feminina evocando dificuldades financeiras;
- Sempre que uma federação desportiva suspenda a actividade de selecções femininas evocando razões que não são aplicadas, na mesma medida, às selecções masculinas;
- Sempre que os recursos financeiros do desporto são distribuídos de forma desigual ao sector feminino quando comparado com o masculino.

A DISCRIMINAÇÃO É ILEGAL e deve ser denunciada. NÃO TE CALES!"

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Entrevista 1 a GR: André Sousa



Iniciarei as entrevistas a Guarda-Redes de futsal no meu Blog pessoal, com uma entrevista ao jovem e promissor GR português André Sousa, que actualmente representa a Associação Académica de Coimbra, que milita na 1ª Divisão Nacional. O jovem GR de 25 anos, conta no seu currículo já com 15 internacionalizações pela selecção A de Portugal e foi Campeão Mundial Universitário e considerado melhor GR desse mesmo mundial em 2008.

JL : Como surgiu a sua paixão pelo futsal e especificamente pela baliza?

AS: Comecei a minha carreira desportiva com 8 anos no Futebol de 11. Permaneci durante 4 anos, mas pela minha baixa estatura física deixei de ser opção técnica. Assim, decidi experimentar o futsal por convite de um amigo. Na altura desconhecia a modalidade e, na verdade, a paixão foi imediata e talvez por isso me mantenho há tantos anos. O gosto pela baliza surgiu por influência do meu pai que também foi guarda redes quando era mais novo. Reconheço que tenho mais jeito para defender do que propriamente para atacar.

JL: Para si qual o ponto fundamental a trabalhar, no treino específico de GR, para uma
melhor evolução? Porque?

 AS: O psicológico e a própria motivação individual. Eu digo sempre que um jogador faz-se com 30% de qualidade individual (táctica e técnica) e o restante é o psicológico do próprio jogador. Quando estamos bem e confiantes tudo nos sai bem, parece que temos a sorte "do nosso lado". Arriscamos, às vezes até inventamos um pouco, e tudo corre bem. Este factor é fundamental na performance individual de qualquer jogador, sendo que talvez sobressaía mais na baliza por ser uma posição muito especifica. Este deve ser um factor a trabalhar no treino específico de GR, procurando elevar os índices psicológicos de cada um, para além dos mais tradicionais: flexibilidade, velocidade de reacção, posicionamento, … . Esta motivação individual é muitas vezes esquecida pelos treinadores, e a meu ver, é fulcral!

JL: Acha fundamental os GR estarem integrados sempre nas aprendizagens tácticas? Porque?

AS: A posição de guarda redes em qualquer desporto é, a meu ver, a mais importante e especifica. Por isso, considero fundamental os GR trabalharem nas aprendizagens tácticas da equipa. Em qualquer clube o treinador procura um ideal táctico para atingir os seus objectivos, obrigatoriamente o GR tem de estar incluído nesse mesmo modelo, para isso é fundamental trabalhar em conjunto com a restante equipa. Salvo raras excepções pontuais ofensivas (foras, cantos, livres, ...)  em que os Gr não participam. Em todas as restantes situações ofensivas ou defensivas o GR tem de adoptar um posicionamento estratégico que seja eficaz. No meu caso, por exemplo, procurei entender as filosofias dos diferentes treinadores que tive para me poder enquadrar.

JL: Sabendo que em Portugal o treino especifico de GR é uma realidade ainda inexistente em
muitos clubes amadores, que sugestões dá aos clubes sobre o treino especifico de GR?

AS: Realmente o treino específico de GR, infelizmente, pouco existe a nível nacional, e por isso esta posição é muitas vezes considerada secundária. Se repararmos em alguns planos de treino pouca importância se dá aos GR, estando-se mais preocupado com a evolução dos jogadores... de campo! Penso que se deveria dar maior importância e respeito à própria posição. Deveria haver uma maior especialização nesta vertente, procurando mais competência e rigor. Para isso é preciso trabalho, estudo e dedicação de todos os responsáveis.

JL: Que sugestões dá aos jovens GR que iniciam o futsal actualmente?

AS: Para os mais jovens, e aqui falo um pouco com a minha experiência, devemos sempre manter um sonho bem "aceso" para chegarmos onde queremos, conseguindo conciliar, da melhor maneira, a vida desportiva, com a vida pessoal e profissional. Procurar ser competente e rigoroso, manter sempre a ambição de chegar o mais longe possível, tendo sempre uma paixão enorme por tudo o que fazemos. Só assim se chega onde sempre sonhámos. Eu por mim falo, que durante todo o meu percurso procurei seguir o meu caminho por estas directrizes. Com alguns sacrifícios consegui conciliar todos estes momentos e hoje tenho a licenciatura e mestrado em Desporto, conseguindo sempre manter o futsal que é a minha verdadeira paixão num patamar sempre muito elevado e com algumas conquistas importantes ao longo de todos estes anos.

JL: Na sua carreira, quais sãos os seus objectivos imediatos e a longo prazo?

AS: Neste momento procuro ajudar a AAC a atingir os objectivos que foram propostos no inicio da competição, ou seja, garantir a permanência do Clube no campeonato nacional da 1ª divisão tentando-o de forma directa através do acesso ao playoff. A nível da selecção desejo continuar a marcar presença em todas as convocatórias, fortalecendo e marcando a minha posição na baliza, procurando estar presente no campeonato Europeu e Mundial que se realizam em 2012. No futuro, se surgir alguma proposta interessante a nível pessoal e desportivo irei pensar seriamente. Neste momento não penso ainda muito nesse médio prazo, preocupo-me sim em manter a ambição de melhorar a cada dia que passa.

 JL : Quero agradecer-te a disponibilidade e simpatia sempre demonstrada para esta entrevista, desejando-te as maiores felicidades para este novo ano de 2012, em todos os teus objectivos pessoais e desportivos.