sexta-feira, 2 de abril de 2010

Treinadores Adjuntos

Queria dedicar este post aos meus adjuntos ao longo destes 4 anos como treinador, porque na maioria das vezes toda a gente se lembra dos treinadores, mas ninguém se lembra dos adjuntos.
A posição de treinador adjunto, muitas vezes é ingrata pela pouca visibilidade exterior, mas de extrema importância dentro de uma equipa. É muitas vezes o treinador adjunto que vê pequenos pormenores que escapam ao treinador principal, que tem percepção de alguns erros, que trava alguns conflitos de balneário, que motiva jogadores desmotivados, entre muitas coisas, isto é, têm um papel tão importante como um treinador principal.
Ao longo destes anos, posso dizer com orgulho que tive ao meu lado a trabalhar comigo, as pessoas com o perfil que eu queria, isto é jovem e com vontade de mostrar serviço, vontade de triunfar, vontade de provar que os sonhos podem ser tornados realidade.
Ao Nuno Pereira (Treinador Adjunto), ao Davide Venâncio (Treinador Adjunto), ao Telmo Silva (Treinador Adjunto), ao Nuno “Malhoa” Lopes (Treinador de GK) e ao Pedro Diogo (Treinador de GK), depois com passagens mais curtas, ao Filipe Simões e ao Vítor Hugo, quero dar o meu obrigado sincero por todo o tempo que trabalharam comigo, mesmo nas situações mais difíceis, nos momentos que estava na faculdade, sempre senti da vossa parte, motivação, confiança e acreditar que podíamos fazer sempre melhor!
Não me imagino como treinador sem adjuntos, aliás, da maneira que tem evoluindo o conceito de treino, as equipas técnicas cada vez, terão ao seu serviço pessoas mais especializadas em áreas especificas, isto é, irá haver treinadores para o físico, ou para a defesa, um para o ataque, um para a motivação, sendo o treinador principal um coordenador e líder da junção de um trabalho conjunto de varias pessoas rumo a um só objectivo.

Penso que o trabalho que desenvolvemos, só mostra aos clubes que muitas vezes não devem ter medo de apostar nos jovens, e tenho a certeza que nós todos com a nossa dedicação, fomos exemplo disso mesmo!

Sem vocês, aquela conquista do campeonato, aquela final da taça, aquelas 3 final four, aquelas reuniões como gente grande, aquelas horas a discutir tácticas, aqueles abraços no banco a festejar golos, aquele sorriso lado a lado a festejar vitorias, aquele ombro amigo nos momentos difíceis, sem vocês, tudo teria sido impossível!
Por tudo isso, um dia, ainda todos havemos de voltar a trabalhar juntos!
Um grande obrigado!
João Lino