quarta-feira, 20 de maio de 2009

Entrevista a Rui Guimarães


Rui Guimarães é um jovem treinador português, de apenas 24 anos, mas já com alguma experiencia no ramo do treino. Aos 24 anos Rui Guimarães já possui também alguma experiencia internacional, passando já pelos campeonatos da Suíça, Itália, Roménia e Grecia.
Como na minha opinião é um exemplo para os jovens treinadores, que sonham com uma carreira internacional, de que com dedicação, actualização constante e ambição nada é impossível, resolvi entrevista-lo.

Como surgiu o primeiro convite para seres treinador de futsal??

O 1º convite foi uma mera casualidade, terminei a minha formação como atleta do FC Vizela (Futebol de 11) e inicialmente convidaram-me para director da equipa de Juniores da Fundação Jorge Antunes. Mas, nesse mesmo ano um treinador do clube foi castigado pela Associação com 1 ano de suspensão e o clube prescindiu desse técnico. Posteriormente convidaram-me para treinar a equipa de Iniciados, sendo que aceitei.
Para ti qual foi a maior dificuldade nos primeiros tempos de treinador??

Inicialmente as dificuldades foram em todos os sentidos, pois foi uma experiência nova para mim. Mas com o desenrolar do tempo fui-me actualizando e nessa mesma época vou realizado um belo trabalho.

O que achas do futsal formação em Portugal??

Actualmente está num nível muito bom e que me agrada, está muito diferente de à 4 ou 5 anos atrás. Só não me agrada na formação os actuais quadros competitivos e o excesso de brasileiros que algumas das equipas participantes na Taça Nacional de Juniores “A” possuem nos seus planteis.

Como te defines enquanto treinador??

Defino-me como um treinador moderno, constantemente em actualização e que sempre possuí uma grande relação com todos os atletas que fui treinando ao longe destes anos (que é algo muito importante para o sucesso!).

Qual foi a tua vitoria mais saborosa de sempre??

É complicado de responder, mas o meu primeiro título nacional, ao serviço dos Juvenis da Fundação Jorge Antunes é algo que nunca esquecerei. Depois de uma vitória em Vizela por 4-1, no Ladoeiro, num clima de enorme tensão vencemos por 5-2 e realizamos uma exibição de muito bom nível.

O que pensas-te quando tives-te o primeiro convite para treinar no estrangeiro??

É algo memorável, pois é a sensação de que o nosso trabalho está a ser reconhecido e que as pessoas depositam enormes confiança no nosso trabalho. E mais difícil, é acontecer esses convites a um jovem como é o meu caso.

Que repto lanças aos jovens treinadores que ambicionem uma carreira internacional??

Que sejam ambiciosos, que nunca se iludam e que sobretudo não tenham receio de arriscar. Aliás, reconheço e com muito prazer que actualmente no nosso país há muitos jovens treinador com um enorme potencial.

Para terminar, o que achas deste blog de futsal???

Penso que é um blog muito interessante, que aborda vários aspectos da modalidade e que vale a pena acompanhar e visitar. Aliás, blogs deste gênero fazem falta para a nossa modalidade ter um crescimento sustentado no nosso país.
Resta-me agradecer a entrevista e desejar a melhor sorte do mundo nesta carreira internacional.
Quem quisser saber mais deste jovem treinador:
João Lino

8 comentários:

Anónimo disse...

Grande entrevista. Parabens pela iniciativa e felicidades para o Mister Rui.

R. Santos disse...

Belo treinador e excelente pessoa!! Muito sucesso para ti amigo.

Anónimo disse...

Grande Ruizinho mereces tudo de bom. Tambem gostei do blog é muito bom.

Andrezito :) disse...

Grande abraço mister ;)

já sabes , sempre atento ao desenrolar :)

Eu vi essa 1ª mão da final, fantástica!

Daniel Alves disse...

Já me falaram tambem muito bem deste jovem. É um orgulho ver assim jovens cheio de sucesso.

Anónimo disse...

grande entrevista entre talvez 2 dos melhores jovens treinadores de Portugal :D

Bruno Silva disse...

Parabens Rui xD

Tambem felicito o autor do blog pela diversidade dos artigos publicados ;)

Hugo Dias disse...

dois grandes treinadores...
é muito bom ver treinadores jovens com um grande curriculo e que ainda agora começaram a trabalhar neste ramo...abc para o rui e para ti miudo...Hugo Dias