sexta-feira, 16 de março de 2012

Entrevista 1 a Treinador de GR : Rafael Kiyasu (Santos FC)


Hoje em entrevista no meu blogue tenho o prazer de apresentar o treinador de Guarda-redes Rafael Kiyasu,  de 32 anos, actual treinador do  tão conhecido Santos FC (Brasil). Começou como treinador de guarda redes no AE SPY no ano de 2001, sendo que até hoje, para alem do Santos FC, já passou pelo Jabaquara AC, Clube Internacional de Regatas, SC Corinthians Paulista, conquistando mais de 10 títulos regionais, 5 campeonatos estaduais e no ultimo ano, a Liga Nacional do Brasil (2011).

JL - Como começou a sua experiência no futsal, mais propriamente no treino específico de Guarda-redes?
RK - A minha primeira experiência foi quando ainda estava no último ano do curso na Universidade Santa Cecília, na qual me estava formando em Educação física e Desporto, e recebi o convite de treinar os guarda redes da equipa de uma cidade pequena localizada na Baixada Santista chamada Itanhaém, a equipa de futsal chamava-se Associação Esportiva Spy, era treinada por Kleyton Lima, que posteriormente veio a ser o treinador de futebol da nossa selecção nacional feminina (Brasil). 
Nessa época ainda actuava como guarda redes no Santos, então fui conseguindo construir uma metodologia própria segundo as experiências que vivia nos jogos.

 JL - Quais as linhas condutoras da sua metodologia de treino? 
RK - Basicamente gosto de misturar algumas metodologias, como a cognitivista e a tecnicista, acredito que uma seja ótima para se treinar a inteligência e leitura de jogo,  a tomada de decisão,  a antecipação motora,  e a outra optimiza muito a execução dos gestos técnicos. Acredito que uma linha que saiba mesclar e utilizar os benefícios dessas duas metodologias seja de grande eficácia e garanta bons resultados tanto nas escolhas das atitudes a serem tomadas, frente aos problemas encontrados no jogo, como na perfeita execução dos gestos frente a decisão tomada no momento.
Actualmente tenho procurado cada vez mais respostas na área científica,  procurando maior controle e avaliação do treino possível, para a melhor planificação dos treinos.

  JL- Sabendo que a diversidade de material, utilizado em treino, aumenta a motivação dos guarda-redes, que materiais utiliza?
RK- As possibilidades de material são infinitas, desde bolas de ténis, borracha, balões, coletes, materiais de desvios, bolas de reacção, medicine ball, cones, marcadores, elásticos, etc. Porém devemos usar sempre o material não só como mecanismo motivacional, mas principalmente com objectivos específicos da tarefa, como mudança de atenção, concentração, reacção, propriocepção e  objectivos condicionantes, etc.
4  
         JL- Para si, existem diferenças entre o treino masculino e feminino? 
    RK- A meu ver existem sim, no Brasil devido  a factores culturais, as meninas começam a pratica desportiva devidamente sistematizada e planeada mais tarde, isto, faz com que a aprendizagem técnico e táctica delas comece de forma tardia, o que faz com que já iniciem a prática com vícios motores, portanto o treino delas além da aprendizagem, deve ter um alto índice de exercícios correctivos técnicos também.

      JL-  Como conhecedor do treino específico de guarda-redes em variados escalões de formação, que aspectos, dá maior importância nos escalões mais baixos? E nos escalões mais altos?
RK - Acho que os escalões baixos devem ter como prioridade o treinamento das capacidades coordenativas e cognitivas, pois são elas os fundamentos de uma boa pratica e performance no futuro. Além de todos os factores afectivos que devem ter nesses escalões, pois é de extrema importância que a pratica além de não ser massiva, seja atractiva aos menores, pois é importante que a pratica não seja imediatista  para que a criança permaneça na posição por um longo período e para isso ela deve gostar do que faz.
Já nos escalões mais altos, o treino das capacidades condicionantes passa a ser a prioridade, além dos treinos com alta complexidade cognitiva e situações de jogo adaptadas ao treino especifico.



 

    
JL - Quais as suas máximas enquanto treinador de guarda-redes? 
RK - Ser sempre honesto e verdadeiro com os guarda redes, sempre tornar o treino consciente, para que os atletas saibam o porque de cada pratica e entendam suas finalidades.

 JL - Quais os seus objectivos futuros?
RK - Actualmente estou planeando alguns cursos de formação e treino de guarda redes, quero levá-los ao máximo de lugares possíveis, distribuir e trocar  informações sobre a posição, tenho o desejo de actuar fora de meu país, organizar e planificar os treinos de guarda redes de alguma selecção nacional.

JL- Desde já agradecer a disponibilidade e simpatia pela entrevista , desejando-lhe as maiores felicidades no seu futuro pessoal e profissional. Abraço
 
            

Sem comentários: