sexta-feira, 27 de abril de 2012

Modelo tradicional (Analítico) vs Modelo Ensino para a Compreensão (contexto de jogo)


                          


Modelo tradicional (Analítico) vs Modelo Ensino para a Compreensão (contexto de jogo)

O modelo tradicional baseia-se no ensino da técnica, e na táctica ao serviço desta. Ensinando em termos práticos apenas a técnica e em situações analíticas, do simples para o complexo e pressupõe que para ser possível praticar o jogo real é necessário ter um conjunto de técnicas previamente adquiridas, deixando a táctica apenas para um plano teórico e individual. Este modelo considera que se cada jogador detiver as técnicas individuais adquiridas na perfeição, basta juntá-lo com jogadores que também as tenham para construir uma equipa que em todas as vertentes do jogo conseguirá responder de acordo às necessidades e assim ultrapassa-las. O feedback é ordenativo, ou seja, o jogador tem que fazer exactamente o que o treinador lhe transmite, sem que o seu próprio julgamento seja incluído na escolha do acto a efectuar (tomada de decisão), o que não propicia a recolha dos indicadores mais pertinentes, sendo assim o ajuste a mando do treinador, ou executado por pré-definição, o que leva a que o orientado a não se ajustar por vontade própria, o que leva a uma menor afinação, menos possibilidades de acção, que são apenas aquelas as que se encontram gravadas na memória (que podem não ser as mais ajustadas à situação), diminuindo assim a calibração deste.

O Modelo de Ensino para a Compreensão centra-se na táctica e ensina as técnicas conforme as necessidades dos jogadores, ou seja, em contexto dinâmico (de jogo) os jogadores quando sentirem dificuldades vão procurar ultrapassá-las, tendo assim o erro como principal meio de aprendizagem (que deve ser tolerado sem que haja repetições constantes deste), integrando o jogador na escolha da melhor opção, através do feedback funcional, que tenta salientar os indicadores mais pertinentes e focando o objectivo, de modo a tomar a melhor decisão, o que aumenta a motivação dos jogadores em relação ao modelo tradicional.

Outra das principais diferenças é nos sistemas dominantes na tomada de decisão, enquanto o modelo tradicional utiliza de forma predominante o sistema cognitivo, sendo que o orientado toma as decisões a partir de possibilidades de acção pré-definidas e gravadas na memória, o modelo alternativo utiliza os sistemas perceptivo, cognitivo e motor, sendo que o orientado tem que captar os indicadores mais pertinentes, criar possibilidades de acção de acordo com os indicadores captados e depois reproduzir a acção motora calibrada à tarefa.

                           


Retirado in Projecto final de licenciatura : "Estudo comparativo entre metodologias de treino no Futsal", de Manuel Antunes e João Lino, 2010

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