sábado, 2 de fevereiro de 2008

Treino de Guarda Redes



FUNDAMENTOS TÉCNICOS
Estes fundamentos são a base, para o qual todos os exercicios devem ser programados, incutindo no guarda redes cada vez mais a noção de baliza e complementando-o com o maximo de trabalho fisico ( agilidade, velocidade, força... Algo que falaremos mais á frente), para que a sua evoluçao seja rapida e gradual.

POSICIONAMENTO
É o fundamento básico para o guarda-redes, pois facilitará muito a defesa dos remates adversários. O posicionamento deve ser com os pés afastados na linha dos ombros, mantendo-os sobre uma bissectriz de um triângulo imaginário traçado a partir da bola até os postes da baliza. Em relação à baliza, deve ficar um pouco à frente da linha de baliza, com os braços levemente flexionados e as mãos um pouco abaixo da linha de cintura, mantendo a posição básica de uma forma confortável, que lhe permita uma melhor concentração e facilite a sua velocidade de reacção. Um bom posicionamento é importante para facilitar a defesa, pois um bom guarda-redes não é aquele que faz quedas aparatosas mas sim aquele que realiza o menor esforço para realizar uma defesa. O posicionamento divide-se em frontal e lateral de acordo com a posição da bola.


DESLOCAMENTO
Partindo da posição básica, o guarda-redes desloca-se lateralmente sem cruzar os pés e sem encostar um pé no outro. Numa situação próxima de defesa, o deslocamento deve ser feito na ponta dos pés, facilitando o desequilíbrio do corpo para uma acção de defesa. A impulsão para o deslocamento é feita com a perna contrária ao deslocamento e em relação à baliza, deve descrever um trajecto de semicírculo entre um poste e outro. O deslocamento pode ser realizado de forma simples, lateral ou em saltitos na posição básica, dependendo da situação em que a acção se desenvolver.


DEFESAS
As defesas de bola são divididas em três tipos, sendo classificadas de acordo com a altura que a bola chega ao guarda-redes. Nas defesas, ambas as mãos devem receber a bola e, em todas situações, o contacto deve ser feito com a palma da mão, usando os dedos para comprimir a bola para que esta não escape. Após qualquer defesa, leva-se a bola junto ao corpo para maior segurança em relação ao seu controle. Defesa Alta: Esta deve ser realizada quando a bola vai da linha do peito para cima. A bola deve ser recebida com as mãos e os braços em forma de triângulo e, após a recepção, deve ser levada junto ao peito para melhor protecção, sendo isto realizado com um dos pés atrás, para aumentar a base de equilíbrio do corpo. Defesa Média: Nesta defesa os braços ficam flectidos junto ao corpo e as mãos posicionam-se na linha da cintura, em forma de concha, com a palma da mão voltada para cima e os dedos a apontar para baixo. Após a recepção, o guarda-redes deve proteger a bola junto ao abdómen e uma das pernas deve de ir para trás aumentando a base de equilíbrio do corpo. Defesa Baixa: Nesta defesa, o guarda-redes deve flexionar as pernas encostando um dos joelhos ao chão. O joelho que vai ao chão tem sempre como referência a posição do remate, sendo que as mãos devem receber a bola em forma de concha, com o tronco levemente flexionado e posicionadas à frente da perna que realizou a flexão, com o joelho no chão. Em relação à posição dos remates, estas defesas podem ser classificadas como frontais e laterais, onde se leva em consideração a posição do joelho que vai ao solo para execução de uma defesa mais segura.


QUEDA
Este fundamento é realizado com o desequilíbrio lateral do corpo em direcção à bola, proporcionado pela flexão da perna do lado da queda e a impulsão da perna contrária. O contacto com o solo deve ser feito pela parte lateral da coxa flectida e pelo tronco. O guarda-redes deve evitar o choque das articulações dos joelhos, quadril e cotovelos contra o solo. Para evitar que isto aconteça é importante que se siga uma sequência de aprendizagem de queda, começando pela execução de exercícios partindo da posição de sentado, de joelhos, agachado e depois da posição em pé. Podemos considerar como queda a defesa baixa, quando realizada em queda e na posição de barreirista, com uma perna em extensão e a outra em flexão com apoio do joelho ao solo.


REPOSIÇAO
Podemos classificar a reposição como curta e longa. A reposição curta é feita através de um movimento de flexão das pernas, com o lançamento da bola feito através de um movimento de braços, partindo de baixo e a bola descrevendo a trajectória pelo chão, para movimentos realizados para pequenas distâncias. A reposição longa é feita através de um passe de ombros, semelhante ao do realizado no andebol. O uso da quebra de punhos e da finta de corpo é muito importante para o guarda-redes, pois permitirá fintar o adversário no momento da reposição, dificultando a acção defensiva dos adversários.


SAÍDAS DE BALIZA
A saída de baliza é uma situação constante e deve ser rápida e sem hesitação, tendo como objectivo tirar o espaço de remate do adversário. Para isto o guarda-redes deve "aumentar” o seu tamanho, utilizando os braços e pernas, para no momento adequado tentar manter a bola sob seu controle. Nas situações em que o guarda-redes tiver que sair da área, deve definir rapidamente a jogada, eliminando a situação de perigo ou iniciando uma situação de contra-ataque. Para isto o guarda-redes deve ter a consciência de que actualmente ele pode-se tornar um libero na sua equipa. Podemos classificar em duas as saídas de baliza, sendo a saída baixa aquela realizada em queda lateral, ou aquela realizada com uma postura de contenção em posicionamento de defesa em pega baixa e a saída alta que utilizamos em duas situações: a primeira para interceptar bolas que descrevem trajectória alta sobre a área, realizando a defesa em pega alta ou em defesa em punhos (socar a bola); a segunda quando o guarda-redes sai da área para jogar com os pés.

8 comentários:

Anónimo disse...

Desde já quero deixar aqui o meu apoio na continuação da criação deste blog.
Todos os processos falados, sobre a tecnica de guarda-redes e etc, são muito importantes para nas diversas situações de jogo, o guarda redes ter uma preparação adquada as dificuldades impostas em jogo.
Por isso acho muito adquado esta informação fornecida por o João Lino.


p.s a e obrigado pela primeira foto
lol

Anónimo disse...

Eu gostaria de tirar um duvida á cerca das saidas do guarda-redes...

Anónimo disse...

Mt bem jonh!!!
tou apremder mt com as tuas dicas para gr.
luis melo

Anónimo disse...

Bem,eu penso k os pontos focados pelo joao sao de extrema importancia,mas ao lermos td isto nao vamos seguir a teoria á risca,prk cada um deve movimentar-se da forma mais confortavel para si,mas tendo em conta a base desta teoria td aki exposta.pois a partir desta teoria devemos partir para o restante,e aí sim apos mt trabalho e aperfeiçoamento das tecnicas seremos os melhores.nunca eskecer k num treino e preciso a mesma concentraçao k num jogo,prk a concentraçao tb se treina.
PS:tou a espera k me pagues os direitos de imagem da segunda foto lolol

Diogo_GK

João Lino disse...

Caro amigo, no que puder ajudar na sua duvida... coloque!

Anónimo disse...

Grandes dicas. Inspiraram-me muito, sempre gostei de jogar futsal entre amigos e colocavam-me em GR e desde então penso que nasci com essa função. Pensei em dedicar-me e estas dicas ensinaram-me a ser melhor GR do que já era, mesmo assim gostava que me desses umas dicas para sofrer menos golos entre as pernas, ainda tenho dificuldades em melhorar esse ponto e se podesses dar-me mais algumas dicas agradecia que colocasses no blog ou enviasses para o meu mail
gdomingos_27@hotmail.com fico a aguardar informações. Cumprimentos

jmfreitas disse...

Boas dicas :-)
Jogo regularmente futsal como GR, e uso protecções de joelhos e cotovelos para a eventualidade de contactos mais duros no solo. Vou pesquisar sobre os exercícios que falas para prevenir essas situações.
Há tempos, ao fazer uma defesa, lesionei-me num dedo da mão e continuo com uma inflamação sinovial mesmo depois de fisioterapia.
Questão: que tipos de protecções existem para prevenir estes tipos de lesões? As luvas sem dedos que tenho visto parecem-me não oferecer muita protecção nos dedos, e a melhor solução parece-me ser mesmo fita adesiva...

gr disse...

Tipo sou GR a pouco tempo mas com este post aprendi mais sobre um pouco de tudo

bom trabalho!