quinta-feira, 11 de março de 2010

Feedback Ordenativo Vs Feedback Funcional


Outro factor importante para uma aquisição mais rápida dos indicadores é feedback dos orientadores a sua frequência e qualidade, segundo Passos (2006), “A abordagem ao treino com base nos pressupostos da Psicologia Ecológica levanta-nos uma questão em relação à pertinência de utilização de dois pilares da intervenção pedagógica do treinador, a frequência do “feedback” e “feedback” motivacionais.” Sendo este um factor importante para “obrigar” o jogador a pensar, a perceber os “porquês” e com o passar do tempo a saber quais as melhores soluções a aplicar segundo o problema que encontra no jogo.


Feedback Ordenativo

O feedback ordenativo, ou seja, o orientador vai comunicando ao orientado o que deve fazer e quando o deve fazer, não integrando assim este na tomada de decisão. A tomada de decisão é então dependente do feedback do treinador e delimita-se apenas a um conjunto de dados adquiridos e pré-existentes, assumindo então o sistema cognitivo um papel fundamental e quase único na escolha do “que fazer” e “quando fazer”, ou seja, o desportista vai apenas realizar acções previamente realizadas e que se encontram “armazenadas na memória”. Fazendo com que os orientados não aprendam a ler os indicadores e consequentemente que saibam escolher quais os mais pertinentes, não ficando assim afinados para a modalidade, e reduzindo as possibilidades de acção apenas àquelas pré-existentes na memória.


Feedback Funcional

O “feedback” não deve ser constante, isto porque se o orientador estiver sucessivamente a dizer aquilo que o jogador tem que fazer, leva-o a não errar, e levar esse erro como um motor para a sua evolução como também leva a que o orientado não pense nas situações, seguindo apenas as ordens do primeiro, não ganhando assim maturidade suficiente nas situações, levando a que futuramente tenha maiores dificuldades em ajustar-se a situações novas durante o jogo, sendo assim necessário um feedback funcional e visando o objectivo final da tarefa.

2 comentários:

Matraquilhos Futebol Clube disse...

Boa tarde, venho com alguma frequência visitar o blog e dou os meus parabéns, pois os artigos publicados em minha opinião têm qualidade. Grato pela partilha de informação.

Saudações matraquilhenses,
Nuno Vieira

Brenno Santos Silva disse...

Olá João Lino. parabéns pelo texo esta muito bom. eu gostaria de saber se você poderia me enviar a referências de passos (2006), pois vai me ajudar em um trabalho da Universiade. sou Brasileiro de Aracaju, Sergipe.

brenno_ss@yahoo.com.br