quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Metodologia de treino de Guarda-Redes

Neste texto irei explicar a minha metodologia de treino, as suas componentes e fundamentações. Com este texto não estou a dizer que ela é melhor ou pior que outras, simplesmente é a que uso, fruto da minha experiência e conhecimento acumulado ao longo deste anos.
A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exacta de toda acção desenvolvida no método (caminho) do trabalho.
Existindo 3 treinos semanais, o primeiro treino normalmente é direccionado para força, o segundo para agilidade e velocidade e o ultimo para táctico, embora durante a época existam alturas de maior incidência em determinados aspectos.

Este plano plano é para um trabalho com 3 guarda-redes, sendo que com menos ou mais, terá que sofrer os devidos ajustes.

Parte Inicial : 

Aquecimento
O aquecimento na minha metodologia é uma rotina diária, transportada também para o jogo, tem como objectivos o aquecimento muscular e articular, amplitude muscular, coordenação, lateralidade, a melhoria do contacto entre guarda-redes e a bola, melhoria da qualidade de pés, deslocamento e treino proprioceptivo. Esta rotina demora 18 minutos generalidade dos treinos, sendo a bola uma constante.
  1.  Movimentos articulares com bola
  2. Trabalho de pés
  3. Deslocamento simples na baliza.
  4. Alongamentos estáticos e hidratação ( só em estações de temperatura quente, sendo que no inverno não, para não arrefecer os guarda-redes)
  5. Alongamentos dinâmicos ( em todas as estações)
 Parte fundamental:

Exercicios específicos gerais
Nesta fase do treino, são realizados exercícios específicos da técnica de baliza com todos os guarda-redes, rodando entre eles, sendo que todos os movimentos do exercícios serão realizados pelos guarda redes, entre eles os passes ou remates para os colegas.
Esta fase demora 17 minutos


Parte especifica individual:
Nesta fase, enquanto os outros 2 guarda redes integram o trabalho geral do plantel, o guarda redes restante trabalha especificamente os seus pontos mais francos, de forma a evoluir mais rapidamente.
Esta fase tem a duração de 10 minutos por guarda-redes

Parte final:
Os guarda redes executam primeiro trabalho de força com bola e no final alongam.
Esta fase dura 10 minutos.


Dados temporais:    Parte inicial                 18m
                                 Parte Fundamental      17m
                                 Parte individual           10m
                                 Parte final                   10m
                                           Total :            55m de treino especifico de guarda-redes

Nos proximos artigos irei mostrar cada fase do treino, exemplificando com exercícios práticos.



                                                        Treinador João Lino
                                         

4 comentários:

Nuno10 disse...

Uma questão a discutir...Força no final do treino?

João Lino disse...

Boa noite Nuno!
Uma questão pertinente, que tentarei responder de forma clara, isto é, ao longo do treino existem vários grupos musculares que não foram solicitados de uma forma tão intensa, quanto precisam para se desenvolver, logo dou maior foco a eles na parte final, com trabalho de força localizado ou trabalho de core mais geral. Depois existe outro ponto a ter em conta, que eu refiro, existem fases da época em que se deve fazer, outras não, por exemplo quando estamos numa etapa de trabalhar agilidade e velocidade, não devemos trabalhar força. Abraço

João Lino disse...

Quando refiro-me a "trabalho de força com bola", refiro-me a por exemplo atirar a bola ao ar, executar abdominal e apanhar a bola, exercícios que melhoram também o contacto com a bola. :)

Nuno10 disse...

Ah pronto assim tudo bem. Força localizado em certos grupos musculares. Quando se lê não se fica com essa ideia, apenas isso =)
Não era correcto trabalhar a força após a carga que já tinha levado do treino especifico.
Sim em trabalho de flexibilidade não se trabalha força, apenas se a deve manter.
Grande abraço.