domingo, 6 de novembro de 2011

Sugestão de leitura do mês de Novembro

 A minha sugestão de leitura para o mês de Novembro, é o livro "Defesa à Zona em Futsal" de Luís Filipe Jesus Mendonça. Adquiri este livro em Maio e não me arrependi, para além de explicar em que consiste a defesa à zona, em anexo segue entrevistas a falar da temática com os mais prestigiados treinadores nacionais, isto é, Alípio Matos (Belenenses), Jorge Braz (Selecção Portugal), Orlando Duarte (Sporting), Paulo Fernandes (Benfica) e Paulo Tavares (CSKA Moscovo).

Livro pode ser encomendado neste endereço:
http://www.omniservicos.pt/edicoes-visao/3206

Deixo-vos com o prefácio escrito por Orlando Duarte, de forma a abrir o apetite! Boa Leitura! :)

"No Futsal existe uma lacuna bibliográfica, no que respeita aos treinadores portugueses, difícil de explicar.
Falta de tempo? Falta de oportunidade? Falta de conhecimento? ...
Espero que o arrojo do Luís, ao enfrentar este desafio, praticamente pioneiro no nosso País, faça com que as conchas herméticas dos nossos treinadores se abram definitivamente para o diálogo, para a troca e partilha de informação e dos vários saberes, para a superação, sem receio de mostrarem as suas insuficiências, que são as nossas, que são de todos.
Este livro não é só um livro. Para além do grande contributo para a melhoria do nosso conhecimento, é um abrir de portas para podermos defender as nossas “teses”, o nosso “jogar”, junto de um público-alvo mais abrangente e tão ávido de conhecimento. É a possibilidade de nos darmos a conhecer uns aos outros. É a possibilidade de percorrermos o nosso caminho, sem sermos “encharcados” de publicações manhosas, de qualidade muito duvidosa, vindas de outros quadrantes. Para isso é necessário o apoio das nossas editoras e o nosso espírito de iniciativa. Saber também nós sabemos. Basta lermos este livro…
E, lendo este livro, estou convicto de que o conceito de “todos contra a bola”, dentro de uma organização defensiva zonal, criteriosa e pressionante, ficará arreigada no espírito de quem o ler e, no mínimo, deixará “água na boca” aos leitores mais atentos e interessados.
Para finalizar, este conceito não é o futuro. É presente, é passado e é um futuro melhor, para quem se interessa, sempre se interessou e irá continuar a interessar-se em ser cada vez melhor.
Grande contributo Luís.
Os meus parabéns, extensivos à Omniserviços, por acreditar nos treinadores portugueses.
Vamos fazer com que a palavra FUTSAL faça parte, definitivamente, dos dicionários de língua portuguesa."

Prefácio de Orlando Duarte

Sem comentários: