quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Apoio à mulher no desporto!


É com enorme prazer que me associo a esta causa, defender a igualdade do desporto para todos, deve ser um objectivo centrar para quem trabalha nesta área.  Trabalhei 3 anos com uma equipa de futsal feminino, experiência que considero absolutamente fantástica na minha vida!
Defender a mulher no desporto é uma obrigação ao qual só posso dizer : PRESENTE!
Vista você também esta camisola, eu já a visto!

 Eis o site oficial e o que defende:

"Queremos um desporto justo e sem discriminações, onde recursos e oportunidades sejam distribuídos de forma equitativa entre raparigas e rapazes, mulheres e homens.

Apesar dos excelentes resultados desportivos e de alguma visibilidade das atletas portuguesas, o facto é que os mais recentes dados oficiais fazem de Portugal o país da União Europeia com a taxa de participação feminina mais baixa e onde subsiste uma maior desigualdade entre homens e mulheres na prática desportiva.

A Associação Portuguesa Mulheres e Desporto luta pela mudança desta realidade que penaliza as raparigas e mulheres no desporto.

A discriminação sexista é um tratamento desigual e desfavorável em função do sexo e atinge particularmente as raparigas e as mulheres no desporto.

Sempre que as práticas, atitudes ou comportamentos afectam directamente as mulheres diz-se que são discriminações directas. São discriminações indirectas as práticas, atitudes ou comportamentos que, sendo aparentemente neutros, produzem resultados desiguais em homens e mulheres, ou prejudiquem de modo desproporcionado as mulheres.

Existe discriminação:
- Sempre que as raparigas e mulheres, praticantes ou atletas, recebam prémios inferiores, ou de menor valor, aos atribuídos a rapazes ou homens;
- Sempre que as equipas femininas não têm acesso às instalações
desportivas
, ou por regra, treinem em horários mais tardios que as equipas masculinas;
- Sempre que o trabalho das treinadoras/es é desvalorizado pela simples razão de enquadrarem atletas ou equipas femininas, e em consequência, recebam uma remuneração inferior por um trabalho igual ou de valor igual;
- Sempre que as mulheres árbitras ou juízas são impedidas de progredir nas suas carreiras, apenas por serem mulheres;
- Sempre que um clube extinga apenas com uma secção feminina evocando dificuldades financeiras;
- Sempre que uma federação desportiva suspenda a actividade de selecções femininas evocando razões que não são aplicadas, na mesma medida, às selecções masculinas;
- Sempre que os recursos financeiros do desporto são distribuídos de forma desigual ao sector feminino quando comparado com o masculino.

A DISCRIMINAÇÃO É ILEGAL e deve ser denunciada. NÃO TE CALES!"

Sem comentários: