segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Entrevista 1 a GR: André Sousa



Iniciarei as entrevistas a Guarda-Redes de futsal no meu Blog pessoal, com uma entrevista ao jovem e promissor GR português André Sousa, que actualmente representa a Associação Académica de Coimbra, que milita na 1ª Divisão Nacional. O jovem GR de 25 anos, conta no seu currículo já com 15 internacionalizações pela selecção A de Portugal e foi Campeão Mundial Universitário e considerado melhor GR desse mesmo mundial em 2008.

JL : Como surgiu a sua paixão pelo futsal e especificamente pela baliza?

AS: Comecei a minha carreira desportiva com 8 anos no Futebol de 11. Permaneci durante 4 anos, mas pela minha baixa estatura física deixei de ser opção técnica. Assim, decidi experimentar o futsal por convite de um amigo. Na altura desconhecia a modalidade e, na verdade, a paixão foi imediata e talvez por isso me mantenho há tantos anos. O gosto pela baliza surgiu por influência do meu pai que também foi guarda redes quando era mais novo. Reconheço que tenho mais jeito para defender do que propriamente para atacar.

JL: Para si qual o ponto fundamental a trabalhar, no treino específico de GR, para uma
melhor evolução? Porque?

 AS: O psicológico e a própria motivação individual. Eu digo sempre que um jogador faz-se com 30% de qualidade individual (táctica e técnica) e o restante é o psicológico do próprio jogador. Quando estamos bem e confiantes tudo nos sai bem, parece que temos a sorte "do nosso lado". Arriscamos, às vezes até inventamos um pouco, e tudo corre bem. Este factor é fundamental na performance individual de qualquer jogador, sendo que talvez sobressaía mais na baliza por ser uma posição muito especifica. Este deve ser um factor a trabalhar no treino específico de GR, procurando elevar os índices psicológicos de cada um, para além dos mais tradicionais: flexibilidade, velocidade de reacção, posicionamento, … . Esta motivação individual é muitas vezes esquecida pelos treinadores, e a meu ver, é fulcral!

JL: Acha fundamental os GR estarem integrados sempre nas aprendizagens tácticas? Porque?

AS: A posição de guarda redes em qualquer desporto é, a meu ver, a mais importante e especifica. Por isso, considero fundamental os GR trabalharem nas aprendizagens tácticas da equipa. Em qualquer clube o treinador procura um ideal táctico para atingir os seus objectivos, obrigatoriamente o GR tem de estar incluído nesse mesmo modelo, para isso é fundamental trabalhar em conjunto com a restante equipa. Salvo raras excepções pontuais ofensivas (foras, cantos, livres, ...)  em que os Gr não participam. Em todas as restantes situações ofensivas ou defensivas o GR tem de adoptar um posicionamento estratégico que seja eficaz. No meu caso, por exemplo, procurei entender as filosofias dos diferentes treinadores que tive para me poder enquadrar.

JL: Sabendo que em Portugal o treino especifico de GR é uma realidade ainda inexistente em
muitos clubes amadores, que sugestões dá aos clubes sobre o treino especifico de GR?

AS: Realmente o treino específico de GR, infelizmente, pouco existe a nível nacional, e por isso esta posição é muitas vezes considerada secundária. Se repararmos em alguns planos de treino pouca importância se dá aos GR, estando-se mais preocupado com a evolução dos jogadores... de campo! Penso que se deveria dar maior importância e respeito à própria posição. Deveria haver uma maior especialização nesta vertente, procurando mais competência e rigor. Para isso é preciso trabalho, estudo e dedicação de todos os responsáveis.

JL: Que sugestões dá aos jovens GR que iniciam o futsal actualmente?

AS: Para os mais jovens, e aqui falo um pouco com a minha experiência, devemos sempre manter um sonho bem "aceso" para chegarmos onde queremos, conseguindo conciliar, da melhor maneira, a vida desportiva, com a vida pessoal e profissional. Procurar ser competente e rigoroso, manter sempre a ambição de chegar o mais longe possível, tendo sempre uma paixão enorme por tudo o que fazemos. Só assim se chega onde sempre sonhámos. Eu por mim falo, que durante todo o meu percurso procurei seguir o meu caminho por estas directrizes. Com alguns sacrifícios consegui conciliar todos estes momentos e hoje tenho a licenciatura e mestrado em Desporto, conseguindo sempre manter o futsal que é a minha verdadeira paixão num patamar sempre muito elevado e com algumas conquistas importantes ao longo de todos estes anos.

JL: Na sua carreira, quais sãos os seus objectivos imediatos e a longo prazo?

AS: Neste momento procuro ajudar a AAC a atingir os objectivos que foram propostos no inicio da competição, ou seja, garantir a permanência do Clube no campeonato nacional da 1ª divisão tentando-o de forma directa através do acesso ao playoff. A nível da selecção desejo continuar a marcar presença em todas as convocatórias, fortalecendo e marcando a minha posição na baliza, procurando estar presente no campeonato Europeu e Mundial que se realizam em 2012. No futuro, se surgir alguma proposta interessante a nível pessoal e desportivo irei pensar seriamente. Neste momento não penso ainda muito nesse médio prazo, preocupo-me sim em manter a ambição de melhorar a cada dia que passa.

 JL : Quero agradecer-te a disponibilidade e simpatia sempre demonstrada para esta entrevista, desejando-te as maiores felicidades para este novo ano de 2012, em todos os teus objectivos pessoais e desportivos.

4 comentários:

Telmo Santos disse...

Excelente :)

Anónimo disse...

Qd é k entrevistas o Alex?

João Lino disse...

Obrigado pelo comentário Telmo Santos, breve iram sair mais artigos.
Neste grupo de entrevistas, ira existir 2 sobre 2 guarda-redes do distrito de Santarém, aguarde.

Telmo Santos disse...

Irei certamente acompanhar mais o blog ;)