sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Guarda-redes de Futsal

             


Nos ultimo 4 anos, trabalho no treino especifico de Guarda-redes, embora o meu futuro passe por treinador principal, é com enorme orgulho que desempenho esta função. Ainda sou um treinador bastante jovem, sendo que todas as areas que puder evoluir, será sempre importante para crescer na área e ter as ferramentas necessárias para entende-la de forma mais global.
Mas mais do que isto, trabalhar com esta posição especifica, fez-me apaixonar por ela.

Treino após treino os guarda-redes, são submetidos a um desgaste grande, a nível muscular e articular, devido aos movimentos específicos, de grande amplitude e intensidade a que são submetidos para evoluir. No dia seguinte, mesmo com o corpo todo dorido, lá estão eles para continuar o trabalho e a sua evolução no seu posto especifico.

A nível táctico, o guarda-redes terá que ser visto como uma peça fundamental no funcionamento dos momentos ofensivos e defensivos, isto é, ofensivamente o guarda-redes é mais uma linha de passe, normalmente segura, com a qual pode-se girar o jogo de flanco e desiquilibrar, apostar numa bola em profundidade, manter simplesmente a posse de bola ou atacar com 5 homens no meio campo ofensivo; a nível defensivo, o guarda-redes, pela sua posição espacial no campo, consegue ver toda a movimentação ofensiva do adversário e pode ajudar a ajustar toda a sua defensiva, sendo que esta leitura de jogo é fundamental, porque poderá antecipar o local onde o erro defensivo pode acontecer, aumentando e muito o sucesso da sua intervenção.

A nível psicológico o desgaste também é grande, um guarda-redes têm que estar sempre concentrado e têm que funcionar como um trampolim psicológico para a sua equipa, através da sua confiança, serenidade e capacidade de sacrifício. Embora, em muitos casos seja compreensível, e nunca esquecendo que os guarda-redes são seres humanos e não maquinas, os guarda-redes quando erram ou sofrem um golo, não podem ir abaixo,  isto é, ir abaixo é mostrar a ele mesmo fragilidade, diminuindo a sua confiança e a sua eficácia, é mostrar aos colegas de equipa, que esta abatido, tornando-os menos confiantes e tranquilos, e por fim, é indicar aos adversários a oportunidade de carregar no ataque e nos remates, aumentando a probabilidade de sofrer golos. Mesmo sofrendo o golo, o guarda-redes deverá ser o primeiro a pegar na bola e a atira-la para o meio campo, mostrando confiança na capacidade da equipa em mudar o rumo dos acontecimentos, levando a um contagio psicológico por parte dos colegas.

É importante olhar para os guarda-redes como um conjunto de factores importantes, para um bom desempenho, sendo que basta um deles não estar bem, para que, o guarda-redes não esteja tão confiante, atrasando-o na sua tomada de decisão e levando-o ao erro.

Por tudo isto, para mim, os guarda-redes são verdadeiros heróis dentro de uma equipa, sendo fundamentais para o sucesso da mesma.

Desde já quero agradecer estes vídeos da Selecção Nacional de Futsal, porque são uma optima forma de propaganda para o futsal.

                                                                                                                      João Lino

Sem comentários: