terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Entrevista 2 a GR : Nuno Malhoa


A minha segunda entrevista a Guarda-Redes de futsal no meu Blog pessoal, será ao  GR português Nuno Malhoa, que actualmente representa o Juventude Ouriense, que milita na 1ª Divisão Distrital de Santarém. O jovem GR de 25 anos, conta no seu currículo com 4  presenças pela selecção sub 19 de Santarém, sendo considerado  um dos melhores GR do distrito de Santarém, participando já em alguns dos jogos All-Stars, realizados no final da época.  
 
JL - Como surgiu a sua paixão pelo futsal e especificamente pela baliza?
NM - Surgiu de uma forma estranha, como não tinha muito jeito para jogar a frente e o bichinho do futebol era grande, então andei mais uns colegas a treinar no ringue do Clube Desportivo Vilarense, só para conseguir ser seleccionado nos treinos de captação. Felizmente assim começou a minha paixão pela baliza. Ganhei com muito trabalho e dedicação um gosto especial, festejando cada defesa como fosse um golo da minha equipa. Depois de 7 anos de futebol 11, tive um convite para fazer parte duma ideia nova, “criar” um clube de futsal, Juventude Ouriense. Aceitei e bendita a hora o fiz. E jogo futsal a 8, 9 anos e a paixão por o futsal é cada vez maior, ajudando-me a trabalhar e melhorar.

JL- Para si qual o ponto fundamental a trabalhar, no treino específico de GR, para uma melhor evolução? Porque?
NM- O ponto fundamental é preparar o guarda-redes como se fosse uma “máquina”, deixando os receios e medos, fora do jogo, com isto quero dizer que é importante trabalhar o psicológico como a vertente táctica e técnica. Porque a posição de guarda-redes é daquelas que um mínimo de fraqueza ou desconcentração é a “ morte do artista”. E o estado psicológico pode ser uma das principais qualidades dos guarda-redes, um exemplo disso é o nosso João Benedito, parece uma “rocha”, tal é o estado de frieza que ele apresenta em jogo, ajudando a escolher sempre as melhores opções. Passando uma confiança muito importante para a equipa. Infelizmente ainda se olha para o treino específico de guarda-redes como uma coisa secundaria.

JL- Acha fundamental os GR estarem integrados sempre nas aprendizagens tácticas? Porque?
NM- Acho que é muito importante, pois, o guarda-redes primeiro que tudo é um jogador de campo, só que tem uma função um pouco diferente do resto dos jogadores. Logo isso exige que saiba ler o jogo, as movimentações da equipa e qualquer nuance táctica executada pela sua equipa ou pela equipa contrária. Estas aprendizagens são tão importantes, porque ajudam ao guarda-redes a poder evitar erros cometidos pela equipa, como por exemplo, jogar mais adiantado numa situação de pressão. Infelizmente nem sempre os guarda-redes são integrados nas partes dos treinos que trabalham a vertente táctica.

JL- Sabendo que em Portugal o treino especifico de GR é uma realidade ainda inexistente em muitos clubes amadores, que sugestões dá aos clubes sobre o treino especifico de GR?


 NM- As sugestões que posso dar é que comecem a olhar mais para o treino específico de guarda-redes como uma coisa super importante. Infelizmente nem sempre é assim, sei bem o que é querer ter treino especifico e não ter. Sendo obrigado a trabalhar quase sozinho, reflectindo no que estava correcto e no que estava errado na minha forma de trabalhar e defender. Por isso apostem, já não digo muito, mas mais um pouco no treino específico desta posição muito importante em jogo.

JL- Que sugestões dá aos jovens GR que iniciam o futsal actualmente?
NM- Muito trabalho, dedicação, não desistam dos sonhos que têm e muita humildade, só assim conseguiram atingir os objectivos que ambicionam.

JL- Na sua carreira, quais sãos os seus objectivos imediatos e a longo prazo? 
NM- Primeiro que tudo, que o clube que represento, Juventude Ouriense consiga atingir a fase de apuramento de campeão. Depois a longo prazo é poder jogar ao mais alto nível, em divisões superiores. E quem sabe se um dia conseguirei isso…o sonho comanda a vida e vivo com esse lema a muitos anos e é como tudo, uma vez perdemos outra ganhamos. E claro sempre dedicando as minhas vitórias a um senhor, o meu pai, que infelizmente já não esta presente fisicamente, mas sei que olha por mim.
Para terminar queria agradecer ao meu amigo João Lino, o prazer de responder a esta entrevista, boa sorte na tua carreira e vida pessoal. Abraço

JL- Da minha parte resta retribuir os agradecimentos, esperando que continues fim semana, após fim semana, a mostrar a tua qualidade pelos pavilhões. Abraço  


1 comentário:

Telmo Santos disse...

Bom trabalho!
Tenta é arranjar novas perguntas, porque depois as respostas vão ser um pouco repetitivas de resto nada a dizer :)