terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Exercicios de Treino GR : 1- Deslocamento


Nesta primeira publicação de alguns exercícios de treino especifico de GR, irei publicar alguns exercícios que utilizo para trabalhar o deslocamento entre postes.

O DESLOCAMENTO pode-se definir como uma acção que partindo da posição básica, o guarda-redes desloca-se lateralmente sem cruzar os pés e sem encostar um pé no outro. Numa situação próxima de defesa, o deslocamento deve ser feito na ponta dos pés, facilitando o desequilíbrio do corpo para uma acção de defesa. A impulsão para o deslocamento é feita com a perna contrária ao deslocamento e em relação à baliza, deve descrever um trajecto de semicírculo entre um poste e outro. O deslocamento pode ser realizado de forma simples, lateral ou em saltitos na posição básica, depende da situação em que a acção se desenvolve.

Exercicio 1 : 
  •  Por exemplo quando se tem 4 GR, 2 podem deslocar-se em semi-circulo, sendo que um roda pela frente e o outro por trás, invertendo o sentido passados x segundos, realizando deslocamento segundo as regras de um bom deslocamento, com os braços em posição alta, sendo que aquando da passagem pelos postes, os outros 2 GR lhes fazem um passe com as mãos, em que os GR seguram e devolvem, continuando o deslocamento. Ao passar pelo zona centrar o Treinador faz um passe com o pé, em que o GR faz recepção e passe, alternando o pé de trabalho. 
Sugestão: 
Os GR que estão ao lado dos postes, podem efectuar os passes com as mãos, apoiados apenas num pé e com o joelho um pouco dobrado, realizando assim treino de fortalecimento em desequilibro (Treino Proprioceptivo)

Exercício 2 : 
  •   Com 4 GR, 2 podem deslocar-se em semi-circulo, sendo que um roda pela frente e o outro por trás, invertendo o sentido passados x segundos, realizando deslocamento segundo as regras de um bom deslocamento, com os braços em posição alta, sendo que a quando da passagem pelos postes,  avançam para a zona entre os cones, recebendo dos colegas um passe, ao qual, depois de fazer uma recepção, devolvem a bola, trabalhando no lado esquerdo passe e recepção de pé esquerdo e no lado direito o contrario. Ao passar pelo zona centrar o Treinador efectua um remate com o pé, em que o GR realiza defesa baixa, alternando o joelho que desce.
Exercício 3 : 
  •   Com 3 GR,  um executa deslocamento rápido poste a poste, tendo que tocar nas bolas que estão a ser seguradas pelos colegas junto aos postes, sendo que os colegas colocam a bola em varias zonas do poste (Cima, meio ou baixo) , sendo que o toque na bola poderá ser com as duas mãos ou com uma, tendo em conta o objectivo.
Sugestão:
Os GR que estão ao lado dos postes, a segurar a bola mais acima ou mais abaixo, poderão estar apoiados apenas num pé e com o joelho um pouco dobrado, realizando assim treino de fortalecimento em desequilibro (Treino Proprioceptivo)

Exercício 4 : 
  •   Com 3 GR,  um executa deslocamento rápido poste a poste, tendo que tocar nas bolas que estão a ser seguradas pelos colegas junto aos postes, sendo que os colegas colocam a bola em varias zonas do poste (Cima, meio ou baixo) , sendo que o toque na bola poderá ser com as duas mãos ou com uma, tendo em conta o objectivo. Após um numero pré estabelecido de toques, tendo em conta a intensidade que queremos aplicar, o GR avança até à zona dos cones, onde o treinador ou outro GR executa um remate, em que o GR tem que realizar defesa baixa, ou defesa em deslize, ou defesa média por exemplo.
Sugestão:
Os GR que estão ao lado dos postes, a segurar a bola mais acima ou mais abaixo, poderão estar apoiados apenas num pé e com o joelho um pouco dobrado, realizando assim treino de fortalecimento em desequilibro (Treino Proprioceptivo)

Exercício 5 : 
  •   Com 3 GR,  um executa deslocamento rápido poste a poste, tendo que tocar nas bolas que estão a ser seguradas pelos colegas junto aos postes, sendo que os colegas colocam a bola em varias zonas do poste (Cima, meio ou baixo) , sendo que o toque na bola poderá ser com as duas mãos ou com uma, tendo em conta o objectivo. Após um numero pré estabelecido de toques, tendo em conta a intensidade que queremos aplicar, o GR avança até à zona  onde esta o outro GR ou o Treinador, sendo que aí terá que segurar a bola em suspensão, tendo em conta sempre os limites da área e o colega que lhe irá dificultar a acção.
Sugestão:
Os GR que estão ao lado dos postes, a segurar a bola mais acima ou mais abaixo, poderão estar apoiados apenas num pé e com o joelho um pouco dobrado, realizando assim treino de fortalecimento em desequilibro (Treino Proprioceptivo)

Exercício 6 : 
  •   Com 3 GR,  um executa deslocamento rápido poste a poste, tendo que tocar nos balões (ou coletes) que estão  presos na trave da baliza, cada um com uma cor diferente. Fora da área estão os outros GR, com bolas, em zonas diferentes, sendo que cada um tem um numero especifico. O Treinador indica por exemplo " Vermelho -3 !! ", o GR terá que tocar primeiro no balão vermelho, depois no amarelo e depois defender uma bola que virá do GR 3.  


IMPORTANTE :

É importante referir que todos estes exercícios por si só não resolvem nada, todos os exercícios terão sempre que ser ajustados aquilo que pretendemos trabalhar, tendo em conta o contexto que cada um tem.
Por isso não indico definições importantes como por exemplo o numero de repetições ou a intensidade de cada exercício.
Todos estes exercícios podem servir como ponto de partida para outros, ajustando sempre o numero de intervenientes, tendo em conta o nosso contexto, mas a utilização de bancos, elásticos e  mais balões por exemplo, pode ser um excelente melhoramento deles.
Estes exercícios também tentam sempre trabalhar vários tipos de defesa, sendo que a rentabilização do tempo e a variância de movimentos, aproximando o contexto de jogo ao treino, são sempre  factores a ter em conta.

Bons Treinos!!

João Lino

Sem comentários: